Pesquisa no blog

domingo, 2 de outubro de 2016

"Qual é o segredo para a oração eficaz?"

Resultado de imagem para "Como posso ter minhas orações respondidas
 
Todo mundo quer que suas orações sejam "eficazes", tanto que quando nos concentramos nos "resultados" das nossas orações, perdemos de vista o incrível privilégio que temos na oração. Que pessoas como nós podem falar com o Criador do Universo é em si uma coisa incrível. Ainda mais surpreendente é o fato de que Ele nos ouve e age em nosso favor! A primeira coisa que precisamos entender sobre a oração eficaz é que o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo teve que sofrer e morrer na cruz para que possamos nos aproximar do trono da graça para adorar e orar (Hebreus 10:19-25).

Embora a Bíblia ofereça uma grande quantidade de orientações sobre como podemos aprofundar a nossa comunicação com o Criador, a oração eficaz tem mais a ver com aquele que está orando do que com o "como" a oração está sendo feita. Na verdade, a Escritura diz: "Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo" (Tiago 5:16), e que os "olhos do Senhor repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos às suas súplicas" (1 Pedro 3: 12; Salmo 34:15) e, novamente, "a oração dos retos é o seu contentamento" (Provérbios 15:8). A oração salvou o justo Daniel da cova dos leões (Daniel 6:11) e, no deserto, o povo escolhido de Deus se beneficiou do relacionamento íntimo de Moisés com Deus (Êxodo 16-17). As orações firmes e humildes da estéril Ana resultaram no profeta Samuel (1 Samuel 1:20), e as orações do apóstolo Paulo fizeram até com que a terra tremesse (Atos 16:25-26). Claramente, as orações ardentes dos filhos justos de Deus podem realizar muito (Números 11:2).

Precisamos ter certeza de que as nossas orações estão em linha com a vontade de Deus. "E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve. E, se sabemos que ele nos ouve quanto ao que lhe pedimos, estamos certos de que obtemos os pedidos que lhe temos feito" (1 João 5:14-15). Orar de acordo com a vontade de Deus é em sua essência orar de acordo com o que Ele quer, e podemos ver a vontade revelada de Deus através das Escrituras. E se não sabemos o que orar, Paulo recorda-nos que, como filhos de Deus, podemos confiar no Espírito Santo para interceder por nós, pois "segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos" (Romanos 8:27). E uma vez que o Espírito de Deus conhece a mente de Deus, a oração do Espírito Santo está sempre em sintonia com a vontade do Pai.

Além disso, a oração é algo que os crentes devem fazer "sem cessar" (1 Tessalonicenses 5:17). Em Lucas 18:1, por exemplo, somos instruídos a orar com persistência e "nunca esmorecer." Além disso, quando apresentamos os nossos pedidos a Deus, devemos orar com fé (Tiago 1:5, Marcos 11:22 - 24), com ação de graças (Filipenses 4:6), com um espírito de perdão para com os outros (Marcos 11:25), no nome de Cristo (João 14:13-14) e, como dito acima, com um coração que é certo com Deus (Tiago 5:16). É a força da nossa fé, e não a duração de nossas orações, que agrada Aquele a quem oramos, de modo que não precisamos impressionar a Deus com a nossa eloquência ou inteligência. Afinal, Deus sabe quais são as nossas necessidades antes mesmo de pedirmos (Mateus 6:8).

Além disso, devemos ter certeza de que não temos pecado não confessado em nossos corações quando oramos, pois isso certamente seria um impedimento para a oração eficaz. "Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça" (Isaías 59:2, Salmo 66:18). Felizmente, "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça" (1 João 1:9).

Uma outra barreira para uma comunicação eficaz com Deus é orar com desejos egoístas e motivos errados. "pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres" (Tiago 4:3). Rejeitar o chamado de Deus ou ignorar o Seu conselho (Provérbios 1:24-28), adorar ídolos (Jeremias 11:11-14) ou recusar-se a escutar o clamor dos pobres (Provérbios 21:13) servem como obstáculos adicionais para uma vida de oração eficaz.

A oração eficaz é uma maneira de fortalecer o nosso relacionamento com o Pai no céu. Quando estudamos e obedecemos a Sua Palavra e buscamos agradar a Deus, o mesmo Deus que fez o sol ficar parado devido à oração de Josué (Josué 10:12-13) nos convida a vir corajosamente diante do trono da graça, e orar com a confiança de que Ele vai estender a Sua misericórdia e graça para nos ajudar em nossa hora de necessidade (Hebreus 4:16). 



Got Questions

Nenhum comentário:

Postar um comentário