Pesquisa no blog

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Harmatiologia.



Harmatiologia - Doutrina do Pecado
01 - Introdução:
No grego, hamartia .(hamartiologia = doutrina do pecado). Significa: errar o alvo, fracassar.
Filósofos, psicólogos, teólogos, cientistas e muitos outros tem-se ocupado com o mistério da origem do pecado. Os resultados das suas pesquisas diferem muito entre si, mas a Bíblia nos da uma definição correta.
02 - A origem do pecado:
A origem do pecado jamais pode ser de Deus, pois Deus é Santo (1Pedro 1:16). Deus é Luz, e não há trevas nenhuma (1 João 1:5); Deus não pode ser tentado pelo mal e a ninguém tenta(Tiago 1:13).
A origem do mal tampouco foi o homem. O homem foi criado a imagem de Deus: "E criou Deus o homem a sua imagem; a imagem de Deus o criou" (Gênesis 1:27). Foi criado perfeito: "Viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom" (Gênesis 1:31). A Bíblia diz: "Deus fez ao homem reto" (Eclesiastes 7:29). Quando Adão e Eva foram criados, o mal já existia no Universo.
a. Jesus revela o pecado:
Ele disse: "Ele (satanás) foi homicida desde o princípio e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele, quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira" (João 8:44), e também: "O diabo peca desde o principio" (1 João 3:8).
O diabo era antes um querubim ungido para proteger (Ezequiel 28:14). Diz a Palavra de Deus: "No monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas"(Ezequiel 28:14). Apesar de tudo isso, ele disse em seu coração: "Eu subirei ao céu, e, acima das estrelas de Deus, exaltarei o meu trono, e, no monte da congregação, me assentarei, da banda dos lados do Norte. Subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo" (Isaias 14:13, 14).
Assim nasceu o pecado, como um pensamento no coração de Lúcifer. E esse pensamento ele pôs em ação! Rebelou-se contra Deus, e foi lançado fora do céu (Ezequiel 28:16-19).
Jesus disse para os seus discípulos que havia visto satanás, como raio, cair do céu (Lucas 10:18). Desde então, o diabo tornou-se o adversário de Deus. E satanás (em hebraico, satã) ou diabo (em grego, diablos) significa em português: adversário, acusador. Ele era Lúcifer, isto é, Estrela da manhã, filha da alva (Isaias 14:12). Mas degenerou-se, tornando-se o príncipe das trevas (Mateus 12:24).
E Lúcifer possuía livre arbítrio, coisa que Deus sempre considera. Ele abusou dessa extrema liberdade e sofreu as conseqüências. Pertenceu aos céus, mas tornou-se o antônimo do bem, o opositor de Deus.
b. De que maneira entrou o pecado no Mundo?
O mal do pecado havia entrado no universo. Porém, o homem vivia no paraíso em absoluta inocência, em pleno gozo e perfeita comunhão com Deus. De que maneira esse quadro tão perfeito foi desfeito? "Por um homem entrou o pecado no mundo." (Romanos 5:12).
Adão e Eva, por um ato de desobediência, conscientemente abriram a porta pela qual o inimigo entrou e com ele, todo o mal que trazia. A arma que o inimigo usou foi à tentação.
A Bíblia nos relata esse acontecimento de modo detalhado (Gênesis 3:1-24). Essa narração não é, como os materialistas afirmam, uma lenda, nem é, como outros dizem, somente figurativa, sem nenhum valor real. A Bíblia é sempre a verdade (João 17:17). O apóstolo Paulo acreditava no fato descrito em Gênesis 3, pois escreveu sobre ele ( 2 Corintios 11: 2,3; 1 Timoteo 2:14). O diabo veio na forma de uma serpente (Gênesis 3:1). Ele, como um anjo caído, um ser com corpo imaterial, um espírito, pode manifestar-se de muitas maneiras. Até Pedro, certa feita, foi utilizado pelo diabo como trampolim no seu ataque contra Jesus (Mateus 16:22, 23).
c. Qual foi a estratégia da operação tentação, aplicada contra Adão e Eva? O inimigo fez vários ataques, um após outro, até derruba-los?:
O diabo procurou, no seu primeiro ataque, despertar dúvida sobre a veracidade da Palavra de Deus. E ele, que é o pai da mentira (João 8:44), perguntou, torcendo a Palavra que Deus havia dito: "É assim que Deus disse: não comereis de toda árvore do Jardim?" (Gênesis 3:1). Porém, Deus havia dito: "De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore da ciência do bem do mal, dela não comerás." (Gênesis 2:16,17). Quando Eva, na sua réplica, fez referência ao que Deus havia dito sobre a árvore do meio do jardim, o diabo torceu novamente a palavra: "Certamente não morrereis." (Gênesis 3;4). A dúvida estava plantada.
O Segundo ataque tinha por alvo colocar em dúvida as intenções de Deus para com eles, insinuando que Jeová não queria que os homens fossem tão felizes como Ele, pois não gostaria que se tornassem tais quais Ele. O diabo disse: "Deus sabe que, no dia em que dele comerdes, se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus." (Gênesis 3:5).
No terceiro ataque, o diabo despertou neles a tentação de se igualarem a Deus. Foi exatamente o mesmo pecado que o havia derrubado do céu (Isaias 14:14).
O poder da tentação estava ocupando tanto o entendimento como o sentimento de Eva (Gênesis 3:6). À vontade deles estava sendo conquistada por um desejo ilícito. Só faltava uma coisa, a própria ação. A vontade já contaminada deu o impulso necessário para que Eva cedesse; ela tomou do Fruto, comeu e deu a Adão, que também comeu (Gênesis 3: 6). Uma catástrofe, a maior de todos os tempos, havia acontecido.
d. Por que Deus permitiu que o homem fosse tentado?
Deus havia criado o homem a sua imagem e semelhança; Assim, o homem possuía livre arbítrio. Como uma criatura de Deus, estava sujeito a Ele e as suas determinações. Porém, o verdadeiro amor ao Senhor se manifesta na obediência a sua Palavra (João 14:15, 23 e 15:14).
Com o livre arbítrio, o homem podia, voluntariamente, mostrar sua inteira disposição de obedecer a Deus de coração. Com o livre arbítrio, uma atitude dessas não representaria nada.
Da mesma forma, sem que houvesse tentação, sem que fosse oferecida uma alternativa, o homem não teria tido oportunidade de mostrar que desejava sujeitar-se a Deus em tudo.
Assim, Deus permitiu que adão e Eva fossem tentados, dando-lhes, porém, as possibilidades de vencer. Deus também permitiu que seu próprio Filho fosse tentado. Jesus passou por uma prova muito mais dura (Lucas 4:1-13).
Deus sabia que o seu filho, como homem, tinha possibilidade de cair (se não houvesse essa possibilidade, a tentação teria sido apenas uma representação). Porém, Jesus venceu e permaneceu sem pecado (Hebreus 4;15), tendo voltado do deserto da tentação cheio do Espírito Santo (Lucas 4;14). Aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu. (Hebreus 5:8) e agora pode ajudar a todos que são tentados (Hebreus 2:18; 4:16).
03 - Definição do pecado a luz da queda do homem:
Os diferentes nomes que a Bíblia usa a respeito de pecado expressam as principais definições sobre o que ele significa:
Transgressão (Hebreus 2:2)
Literalmente, ir além do limite (Romanos 4:15). Os mandamentos de Deus são cercas, por assim dizer, que impedem ao homem entrar em território perigoso e dessa maneira sofrer prejuízo para sua alma. Adão caiu em transgressão (1 Timoteo 2:14; Romanos 5:14), o que significa que ele violou as ordens de Deus, deixando de cumprí-las. Toda a transgressão desonra a Deus (Romanos 2:23).
Impiedade (Romanos 1:18; Tito 2:12)
Significa uma ação sem piedade, isto é, uma ação sem amor, sem adoração e devoção as coisas de Deus. O homem ímpio é o que dá pouca ou nenhuma importância a Deus e às coisas sagradas. Estas não produzem nele nenhum sentimento de temor e reverência. Ele está sem Deus porque não quer saber de Deus.
Injustiça (Romanos 1:18)
Justiça é um procedimento de acordo com o direito. Quando isso falta, então se trata de injustiça.
Desobediência (Hebreus 2:2)
Significa insubmissão ou rebelião, literalmente ouvir mal, ouvir com falta de atenção, coisa que, diante de Deus, é como feitiçaria (1Samuel 15:2). Foi o que Adão e Eva cometeram (Romanos 5:19)
Iniqüidade (Romanos 2:8; 1 João 5:17)
Significa uma falta de eqüidade, de reconhecimento do direito ou dos princípios imutáveis da justiça. É algo que promove desordem, e quanta desordem o pecado não causou na vida do homem. Quando Lúcifer se rebelou contra Deus, promoveu a eterna desordem. O anticristo é, por isso, chamado o iníquo (2 Tessalonicenses 2:8).
Errar o Alvo:
O certo é atirar sem errar o alvo (Juizes 20:16). Porém, quando alguém não faz o que é certo, errou o alvo, e isso expressa o que é pecado. Os homens procuravam atirar no alvo de se igualarem a Deus, mas erraram e ficaram sendo dominados por Satanás.
Divida (Mateus 6:12)
O Homem deve (A palavra deve vem de dívida) a Deus a guarda dos seus mandamentos; todo pecado cometido é contração de uma dívida. Incapaz de pagá-la, a única esperança do homem é ser perdoado, ou obter remissão da dívida.
Queda (Efesios 1:7)
Falta, ou cair para um lado no grego, donde a conhecida expressão, cair no pecado. Pecar é cair de um padrão de conduta.
Derrota (Romanos 11:12)
Ao rejeitar a Cristo, a nação judaica sofreu uma derrota e perdeu o propósito de Deus.
O erro (Hebreus 9:7)
Descreve aqueles pecados cometidos como fruto da ignorância, e dessa maneira se diferenciam daqueles pecados cometidos presunçosamente, apesar da luz esclarecedora. O homem que desafiadoramente, decide fazer o mal, incorre em maior grau de culpa do que aquele que é apanhado em falta, que foi levado por debilidade.
04 - Conseqüências do pecado:
O pecado é tanto um ato como um estado. Como rebelião à lei de Deus, é um ato da vontade do homem, como separação de Deus, vem ser um estado pecaminoso.
Segue-se uma dupla conseqüência; o pecador traz o mal sobre si mesmo por suas, más ações, e incorre em culpa aos olhos de Deus. Duas coisas, portanto, devem distinguir-se; as más conseqüências que seguem os atos do pecado, e o castigo que virá no juízo.
As escrituras descrevem dois efeitos do pecado sobre o culpado: O primeiro, é seguido por conseqüências desastrosas para sua alma; O segundo, trará da parte de Deus o positivo decreto de condenação.
O pecado interrompeu a comunhão entre Deus e o homem. Deus convivia com o homem em comunhão e cooperação maravilhosa (Gênesis 2;18,19). Porém, quando Deus, após a queda, veio ao seu encontro, Adão e Eva esconderam-se entre as árvores do jardim (Gênesis 3:8).
A pergunta de Deus: "Onde estas?" (Gênesis 3:9), mostra que a atitude de Deus para com Adão era agora diferente. A Bíblia diz: "As vossas iniqüidades fazem divisão entre vós e o vosso Deus." (Isaias 59:2). Assim, devido ao seu pecado foram expulsos do jardim (Gênesis 3:23, 24).
O pecado torna o homem culpado diante de Deus. Culpa é uma omissão prejudicial, um delito, uma inobservância de uma regra de conduta. Deus perguntou a Eva: "Por que fizeste isso?" (Gêneses 3;13). Aquele que tropeçar em um só ponto, torna-se culpado de todos (Tiago 2:10). Assim, Todo o mundo fique sujeito ao juízo de Deus (Romanos 3;19).
O pecado faz o homem ficar debaixo da ira de Deus (Romanos 1:18-20). A Bíblia diz: "Por essas coisas vem a ira de Deus" (Efésios 5:6). Quando há perdão, a ira de Deus se retira. (Isaías 12:1-3), mas permanecerá sobre aqueles que não aceitarem o único meio de perdão, Cristo, que Deus oferece (João 3:18).
05 - Os efeitos do pecado na vida do homem:
Os prejuízos que o pecado traz na vida do homem são incalculáveis. O pecado fez o ser humano perder a sua tranqüilidade. Antes que o pecado entrasse no mundo, não existiam angustia, aflição, lagrimas etc.
Porém, depois que o homem caiu, foi obrigado a enfrentar tribulação e angustia (Romanos 2:9). O pecado colocou o homem sob seu domínio, pois ele alastrou-se e multiplicou-se de tal maneira na vida do homem que o profeta Isaias disse: "Desde a planta do pé até à cabeça não há nele coisa sã" (Isaias 1:6).
O pecado contaminou o entendimento e a consciência do homem (Tito 1:15). A sua vontade ficou inteiramente sujeita ao mal (Romanos 7:19-23): Toda imaginação dos pensamentos do seu coração era só má continuamente (Gênesis 6:5).
Pelo pecado o homem perdeu a sua posição de governo, Deus o colocara para dominar (Gênesis 1:28); porém, pelo pecado, tornou-se dominado, não somente pelo pecado, mas também pelas coisas criadas (Romanos 1:25).
Em lugar de ser senhor, tornou-se escravo da cobiça, da inveja, da avareza e outras conseqüências (1 Timoteo 6:10). Em lugar de governar sobre o pecado, tornou-se escravo dele (João 8:34).
O pecado prepara uma plataforma para o diabo na vida do homem. Se o crente é vencido pelo tentador, e o pecado entra na sua vida, deixa nela uma plataforma para o inimigo exercer maior influência.
Mas, se resistirmos ao diabo, ele fugira de nós (Tiago 4:7). Quando, porém, o homem obedece ao pecado (Romanos 6:16), os seus membros se tornam sujeitos a imundícia e a maldade (Romanos 6:19).
O pecado sujeitou o homem à morte, Deus disse no Éden: "No dia em que dela comeres, certamente morreras" (Gênesis 2:17).
Paulo escreveu que: "Por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte" (Romanos 5:12).
Essa palavra se cumpriu no dia da queda. A morte entrou e iniciou o seu domínio em três sentidos:
A morte física. Deus disse ao homem no dia da queda: "Comerás o teu pão, até que te tornes a terra" (Gênesis 3:19). Assim, a morte física ou a separação do espírito e alma do corpo (Tiago 2:26) começou desde o dia da queda. Deus, já no Éden, falava de dor (Gênesis 3:16). A doença é o inicio da morte.·
A morte espiritual. É a separação entre o homem e Deus. Por isso, a Bíblia fala do homem não-crente como de um morto (Lucas 15: 24,32). Em Mateus 8:22, Jesus fala desses dois tipos de morte, ou seja, da morte espiritual e da morte física.·
A segunda morte (Apocalipse 20:6). Significa a eterna separação de Deus de todos que, antes da morte física, não aceitaram a salvação. É Bem verdade o que a Bíblia afirma: "O Salário do pecado e a morte" (Romanos 6:23).
06 - Conclusão:
Devemos sempre estar em alerta, vigiando e orando para não cairmos na astutas ciladas do inimigo, pois ele lança as suas ofertas para nos tentar, e fazer com que pecamos. Mas se pecarmos: "Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça" (1 João 1:9).
"Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; mas, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo" (1 João 2:1). Que Deus seja Louvado, Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário