Pesquisa no blog

domingo, 1 de julho de 2012

O Que é o Evangelho?





Esta postagem resulta a princípio de uma curiosidade, que, a cada dia vem gerando uma preocupação na minha mente, e uma grande angustia no meu coração, e dela uma indagação: Será que estamos ouvindo e pregando o verdadeiro evangelho?

Pr. J. Fábio Scofield

E percorria Jesus todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades.
Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor.
E, então, se dirigiu a seus discípulos: A seara, na verdade, é grande, mas os trabalhadores são poucos.
Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara. (Mt-9:35-38)

Creio, que todos os que se converteram a Cristo pelo evangelho, sabem que não só fomos salvos por Cristo, mas, que, também nos tornamos seus servos; e como servos temos muitas obrigações, porém, a primazia do serviço do Senhor, é, que preguemos o seu evangelho.

Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século. (Mt-28:18-20)

Esta ordem do Senhor Jesus não e opcional, e nem se refere a um grupo de pessoas com dons especiais ou em um tempo especifico. Não, esta ordem foi dada para todos os que foram salvos pela Graça mediante a fé. Todos os que se dizem servos de Deus e de Cristo Jesus. Devemos pregar até a consumação dos séculos. O apostolo Paulo faz uma citação a este respeito em (1Co-9:16-18).

Nos últimos dias, temos comprovado em todo o mundo, um grande avanço do cristianismo evangélico; é incontestável o seu notável crescimento, desde os primórdios da sua proclamação.
Se tomarmos como ponto de partida a pregação de João Batista. (Mt-3:1-10 –Mc-1:2-5 – Lc-3:1-19), até os dias de hoje, comprovaremos, que nunca ouve um período de maior aceitação para o evangelho, em em todo o mundo e em todas as classes sociais, independente de quaisquer rejeição ou perseguição, que venha ocorrer em alguns países.   

As denominações (Igrejas) crescem vertiginosamente o seu campo ministerial; exercendo “fielmente”, a citação Bíblica da carta de Paulo aos Coríntios. (1Co-12:4-6).”Há variedade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há variedade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há variedade de operações, mas o mesmo Deus opera tudo em todos”.
Eu não tenho duvidas quanto à veracidade desta, ou de qualquer outra citação Bíblica escrita pelo apostolo Paulo; ou por outro escritor; reconheço e aceito toda as Escrituras inspiradas como palavra de Deus viva e Eficaz. Reconheço e aceito todos os dons concedidos por Deus através do Espírito Santo, a sua Igreja e individualmente a cada crente.
Porém, tenho tido algumas duvidas, quanto à atuação de alguns ministérios e as manifestações dos dons e serviços que neles operam.

O nosso assunto não é dons espirituais, mas, sim, pregação do evangelho. Ainda que o evangelho de Cristo, só terá eficácia, quando ministrado na virtude do Espírito Santo.(1Co-2:4-5).

Hoje, temos visto tantas mensagens com o nome de evangelho de Cristo. Tantos pregadores, Pregando sobre tudo. Qualquer assunto, qualquer tema, qualquer mensagem bíblica, sobre qualquer personagem, dizem tratar-se do evangelho de Cristo. É bem verdade, que a Bíblia é Cristocenica; pois o tema central das Escrituras é, o plano de Deus para a redenção do homem, em Cristo Jesus. Isto pode ser comprovado, de Gênesis a Apocalipse. Porém, nem todos os temas abordados nas Escrituras, se referem diretamente a Cristo. A Bíblia é uma coleção de livros históricos; nela conhecemos o nosso Deus e Pai celestial e, sua manifestou à humanidade na sua história, e no seu cotidiano. Portando, o que, não falta na bíblia é, personagens e seus conflitos existenciais.

Devemos tomar muito cuida, com o que ouvimos e pregamos; é certo, que a Bíblia contem as Escrituras Sagradas e, nelas reconhecemos a Viva, Eficaz e Infalível  Palavra de DeusSabemos pelas Escrituras que Deus sempre falou ao seu povo. Reconhecemos que sua palavra é eterna, e que Ele é fiel para cumprir tudo o que prometeu.(Mt-24:35 –Hb-10:19-23)
Porém, nem tudo o que o Senhor falou se referem diretamente a nós. O que Ele falou para Israel pertence diretamente a Israel. O que Ele falou para a Igreja, pertence à Igreja; ainda que a Igreja seja formada por todos que se convertem a Deus pelo evangelho de Jesus Cristo. Seja judeu ou gentio.(Rm-1:16, 17).

 Falamos muito, em voltar ao simples e genuíno evangelho de Cristo”. E, é neste ponto, é que eu quero chegar. Qual é o evangelho que devemos pregar neste tempo presente?

Mas, antes de entrarmos na questão, se estamos ouvindo ou pregando corretamente o evangelho; precisamos saber o que é o“EVANGELHO”, pois este é o tema Central desta postagem.       Para isso, se faz necessário saber o significado da própria palavra. Então, o que significa a palavra“Evangelho”? Bem,  etimologicamente, a palavra evangelho, tem um único significado:Literalmente, evangelho significa:"boa-mensagem", "boa-notícia" ou" boas-novas", derivado da palavra grega ευαγγέλιον,euangelion  (eu,bom, -angelion, mensagem)Ou mensagem de boas novas, como anunciou o anjo aos pastores em Belém. (Lc-2:8-20).Nisto entendemos que pregar o evangelho é, Transmitir uma “Mensagem de boas novas”, uma mensagem de esperança para os perdidos ou desesperançados, uma luz na escuridão, um plano para uma nova era, em tempo determinado.

Depois de João ter sido preso, foi Jesus para a Galiléia, pregando o evangelho de Deus, dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho. (Mc-1:14, 15).

Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu.(Ecl-3:1).

Seguindo este raciocínio Bíblico, podemos ver muitas mensagens de “Boas-novas”, pregadas em toda história Bíblica. Porém, elas não são, ou não contem, o teor da mensagem do evangelho de Cristo.

 - Podemos ver o Senhor pregando uma mensagem de esperança para Adão e Eva; após a queda; a principio eles receberam uma dura condenação; mas, logo a seguir, uma mensagem de esperança: (Gn-3:15– O primeiro indicio do plano salvífico de Deus por meio da cruz. (Rm-16:20 – Ap-12:7-12)



 - Noé, recebeu de Deus uma mensagem de esperança, uma “Boa-nova”, Deus disse pra ele, que iria destruir todos os seres criados, através de um “dilúvio”. Porém, avia achado graças aos seus olhos, se ele estivesse disposto a ouvir a palavra de Deus, construir uma arca, para si, entrando nela com sua mulher, filhos e noras e um par de todos animais existentes na terra; assim, eles seriam salvos do dilúvio.(Gn-6:11-22)

3º - Gêneses-12:1-6 - Relata o chamado de Abrão, e a promessa de Deus para através dele, abençoar todas as famílias da terra. E, emGn-15:12-20 -A aliança de Deus com Abraão. Os termos desta Aliança eram de muitas benções, visando forma a grande Nação de Israel, porém abrangente as nações vindouras; porque dela viria o Redentor da humanidade(Hb-2:5-18), Mesmo assim, a prióre, esta promessa e aliança tinham fins terrenos, focados na nação de Israel.(Gn-15:17-20).  

Podemos focar todas as mensagens de “Boas-novas” do Antigo Testamento; mas, não encontraremos nelas o teor da mensagem do evangelho de Cristo.

Então, onde está a verdadeira mensagem de Cristo; o seu evangelho? É obvio que só deve está nos evangelhos, onde se encontra a biografia da sua obra profética. Bem, é verdade que aqui nos evangelhos, nos encontraremos o próprio Senhor Jesus pregando o evangelho.

Porém, será que Ele estava pregando pra nós os “gentios”?
Observem o conteúdo das suas mensagens:


Tendo chamado os seus doze discípulos, deu-lhes Jesus autoridade sobre espíritos imundos para os expelir e para curar toda sorte de doenças e enfermidades.
Ora, os nomes dos doze apóstolos são estes: primeiro, Simão, por sobrenome Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão; Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; Simão, o Zelote, e Judas Iscariotes, que foi quem o traiu.
A estes doze enviou Jesus, dando-lhes as seguintes instruções: Não tomeis rumo aos gentios, nem entreis em cidade de samaritanos; mas, de preferência, procurai as ovelhas perdidas da casa de Israel, e à medida que seguirdes, pregai que está próximo o reino dos céus.(Mt-10:1-15–Mc-6:7-13 – Lc-9:1-6)

Partindo Jesus dali, retirou-se para os lados de Tiro e Sidom. E is que uma mulher Cananéia, que viera daquelas regiões, clamava: Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de mim! Minha filha está horrivelmente endemoninhada.
Ele, porém, não lhe respondeu palavra. E os seus discípulos, aproximando-se, rogaram-lhe: Despede-a, pois vem clamando atrás de nós.
Mas, Jesus respondeu: Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel. (Mt-15:21-28 – Mc-7:24-30

Observem, que Jesus disse a mulher em (Mt-15:24 –Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel).
Mensagens como a do bom Samaritano em Lc-10:25-37 e Lc-18:18-23 são mensagens diretas aos judeus, com base nas leis da antiga aliança.
Nenhum texto do Antigo Testamento diz respeito ao evangelho de Jesus Cristo. Assim com, nenhum texto dos evangelhos podem ser pregado as Nações antes da morte e Ressurreição do Senhor Jesus Cristo.
Todas as mensagens tinham o objetivo primário, resgatar a nação de Israel; a qual, ele chamava de ovelhas perdidas sem pastor.
Porém, após a sua ressurreição, então ordenou a pregar o evangelho a toda criatura.

Finalmente, apareceu Jesus aos onze, quando estavam à mesa, e censurou-lhes a incredulidade e dureza de coração, porque não deram crédito aos que o tinha visto já ressuscitado.
E disse-lhes: Ide, por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado. (Mc-16:14-17)

Todo o livro de Atos dos apostolo, é composto desta missão sugerida pelo Senhor aos seus discípulos. Porém, podemos verificar algo interessante nas mensagens pregadas por cada grupo de discípulos. At-15:1-5 – encontramos os primeiros problemas, com relação ao conteúdo da mensagem do evangelho. E por esta causa, formou-se o primeiro consílio em Jerusalém. “A reunião dos apóstolos e presbíteros”.
Em Gl-2:11-16 –encontramos o apostolo Paulo, outra vez enfrentando problemas com respeito ou procedimento dos pregadores do evangelho.

Será que nós estamos ouvindo e pregando o verdadeiro evangelho com ordenou o Senhor Jesus Cristo? Ou, estamos confundindo a lei com a Graça? Estamos crendo para sermos justificados por Cristo, mediante a Sua obra vicária, ou estamos tentando reviver o Antigo Testamento para cumprir as suas leis através das obras?(Gl-2:17-21-Gl-3:1-12).
Porque o evangelho que temos ouvido por ai, só falam de benção de prosperidade, curas de enfermidades, livramentos, restauração da vida família no âmbito, sentimental e conjugal, quebras de maldições, desfazer obras de bruxarias, abrir portas de emprego; porém nada ou quase nada falam de Amor ao próximo, perdão, arrependimento, renuncia e conversão a Deus. Este não é o teor da mensagem do evangelho de Cristo. 
Ou será estamos pregando um evangelho anátema? Como disse o apostolo Paulo.Admira-me que estejais passando que tão depressa daquele que vos chamou na graça de Cristo para outro evangelho, o qual não é outro, senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temas pregado, seja anátema. Assim, como já dissemos, e agora repito, se alguém vos prega evangelho que vá além daquele que recebestes, seja anátema.(Gl-1:6-9)

Nos sabemos que o apostolo Paulo pregava aos gentios, como ele mesmo confessava ser designado “apostolo dos gentios”, (Rm-11:13).E, que ele pregava o evangelho da Graça, o evangelho que estava oculto em Deus deste a fundação do mundo.(Rm-16:25-27).
Este evangelho da graça é, o evangelho de Cristo, porém, com uma mensagem não mais focada no cumprimento das obras da lei, como era o teor do evangelho pregado por João Batista e pelo próprio Cristo. O Evangelho da Graça traz para o homem uma justificação pelo sacrifício de Cristo unicamente pela fé. (Ef-2:8-10) desde que aja, Arrependimento e conversão.

Postado pelo Pr. J. Fábio Scofield em 01/07/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário