Pesquisa no blog

domingo, 25 de março de 2012

REMORSO e ARREPENDIMENTO





"... Sem Jesus não vemos saída para os nossos problemas, quando pecamos sentimos remorso e buscamos muitas vezes por caminhos tortuosos que nos levam à morte. Temos que agir como Pedro agiu, ele errou, porém se arrependeu e continuou nos caminhos de Jesus."


Temos na bíblia dois personagens que conceituam e representam muito bem o que vem a ser REMORSO e ARREPENDIMENTO.


REMORSO
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
As pessoas sentem remorso quando temem serem punidas por erros que cometeram.
Remorso (que não é um sinônimo de arrependimento) é um sentimento experimentado por aqueles que acreditam que cometeram uma ação que infringe um código moral (pessoal ou não) que obedecem, tornaram-se (ou acreditam haverem se tornado), por isso, passíveis de alguma condenação e punição que será (ou acreditam que será) muito severa dada por terceiros, não querem sofrer tal punição e, então, se punem de alguma maneira mais suportável para fugir dessa condenação e punição.
Quem sente remorso não está arrependido verdadeiramente do mal que causou a terceiros, está apenas (por vezes inconscientemente e instintivamente, outras vezes conscientemente), motivado pelo medo da punição, tentando aparentar arrependimento verdadeiro (em alguns casos até acreditando no próprio falso arrependimento), castigando a si mesmo de alguma maneira, por acreditar que um castigo auto-imposto (como forçar-se a se entristecer por exemplo, que é a manifestação mais comum do remorso) a redimiria de seu erro, permitindo-a conseguir fugir de uma punição que seria ainda mais severa vinda do meio social em que vive ou de uma entidade superior.
O remorso pode também conduzir a extremos como ódio a si mesmo e auto-flagelação.


ARREPENDIMENTO
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Na origem da palavra, arrependimento quer dizer mudança de atitude, ou seja, atitude contrária, ou oposta, àquela tomada anteriormente.
Diferentemente do remorso, em que a pessoa que o sofre não se sensibilizou verdadeiramente do mal que possa haver causado a outros, e que, pensando apenas no próprio bem, é capaz até de infligir a si mesmo algum tipo de castigo (como uma auto-flagelação por exemplo) apenas para tentar se esquivar de sofrer uma punição ainda mais severa por causa do erro que cometeu (punição que pode realmente, ou não, vir a penar), o arrependido verdadeiramente percebe e se sensibiliza das conseqüências ruins que seus atos causaram para outras pessoas (ou o mal que acredite haver causado a algum ser/entidade sobrenatural em que creia).
Essa sensibilização à dor alheia leva o arrependido a uma tristeza verdadeira pelo dano sofrido pelos que prejudicou. E, como consequência, sempre faz o arrependido tomar uma firme decisão de não mais cometer o mesmo erro, para não mais causar mal a outros. O arrependimento pode assim, também, ser considerado como a dor sentida por causa da dor causada.


Mateus 27:3-5(Almeida Revista e Atualizada)
Então, Judas, o que o traiu, vendo que Jesus fora condenado, tocado de remorso, devolveu as trinta moedas de prata aos principais sacerdotes e aos anciãos, dizendo: Pequei, traindo sangue inocente. Eles, porém, responderam: Que nos importa? Isso é contigo.
Então, Judas, atirando para o santuário as moedas de prata, retirou-se e foi enforcar-se.


Como bem ilustra o conceito dado acima, Judas não sentiu um arrependimento verdadeiro pelo mal que causou a Jesus, mas sim medo do que poderia lhe acontecer por ter traído à Jesus, por isso mesmo ele buscou o suicídio.


Em Mateus 26:69 a 75, Pedro nega a Cristo 3vezes e arrepende-se. No texto de Pedro podemos ver claramente o arrependimento de Pedro logo após ter negado a Jesus por 3vezes , quando o galo cantou Pedro caiu em si, e viu a realidade de sua natureza humana e chorou muito em arrependimento.


2 Cor. 7:10 - "Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte." Aquele que verdadeiramente está em Cristo, mesmo que peque, tem consciência do pecado, curva-se diante de Deus e arrepende-se, porém áquele que está distante de Deus o pecado vai levá-lo à morte, assim como levou Judas à morte.


Pedro arrependeu-se verdadeiramente e tanto é que continuou nos caminhos de Jesus, honrando-o, tanto o honrou que Pedro teria pedido para ser crucificado de cabeça para baixo, por achar-se indigno de morrer na mesma posição de Cristo.


O verdadeiro arrependimento é fruto do trabalho que o Espírito Santo faz no coração humano. Ele leva a pessoa a abandonar e detestar o pecado, não por medo de consequências negativas à pessoa, mas porque não queremos machucar o coração de Jesus.
Amados, sem Jesus não vemos saída para os nossos problemas, quando pecamos sentimos remorso e buscamos muitas vezes por caminhos tortuosos que nos levam à morte. Temos que agir como Pedro agiu, ele errou, porém se arrependeu e continuou nos caminhos de Jesus.


"Se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis." [Lucas 13:3]


Deus vos abençôe!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário