Pesquisa no blog

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Qual a diferença entre pecado, transgressão e iniquidade?



Qual a diferença entre pecado, transgressão e iniquidade?








Meu querido Tomé, você me perguntou se "Existe alguma diferença entre Pecado, Transgressões e Iniquidades?" Para responder sua pergunta vou usar o salmo 51.






E a primeira coisa que devemos entender é que no salmo 51, os nossos erros são descritos de três formas distintas: transgressões”, “iniquidade” e “pecado. Por isso para compreendermos melhor estas três maneiras, devemos entender que:


a) Existem distinções expressas através desses termos;


b) Cada termos reflete os diferentes aspectos mediante os quais o pecado pode ser contemplado, ou seja o pecado é fracasso, é erro, é iniquidade, é transgresão, é contravenção;


c) Quando Davi usa no salmo 51 estas tres maneiras, ele não estava apenas multiplicando palavras, ou tendo o propósito de encher espaço. Cada uma destas palavras tem um significado distinto, e desejamos considerá-las uma a uma. Por isso vamos lá:






1) TRANSGRESSÃO


A palavra transgressão e suas variantes aparecem 165 vezes e significa: rebelar; utrapassar; ir além; sem atender a qualquer lei; a quebra da lei, no sentido de ultrapassar um limite fixado. Ou desviar-se de uma rota; de cair para um lado, desertar; apostatar. A ideia é de infidelidade ou de ato traiçoeiro (pacto). Perceba então que o transgressor é aquele que viola uma lei (Rm.4:15;5:14;Gl.3:19). A transgressão é sempre uma desobediência explicita. A transgressão é uma forma agravada do pecado. Porque ele tem a lei escrita em sua frente, explicitamente, mas ele resolve não atender esta lei, ultrapassar os limites da lei. Perceba que a transgressão é uma violação daquilo que é exigido da nossa parte (pacto). Portanto, quando Davi diz que transgrediu1, ele tem a convicção de que se apartou de Deus ou se rebelou contra o governo e autoridade do seu superior. Perceba que Davi tem convicção que transgrediu, que se rebelou contra os mandamentos de Deus. Deus havia dito: “Não adulterarás”; Davi, tinha ignorado este mandamento. Deus havia dito: “Não matarás”; Davi tinha quebrado este mandamento. Com a palavra “transgressões”, ele estava reconhecendo isso. Estava dizendo: “Senhor, eu desprezei a tua mão; libertei-me de teus braços amáveis; rejeitei a tua autoridade; fiz a minha própria vontade. Estas são as minhas transgressões”.


2) INIQUIDADE


Enquanto que transgressão tem haver com uma rebelião de algo explicito e externo e escrito, iniquidade tem haver com algo interno, com a pervesidade de mente - aos impulso maus do seu intimo, do seu coração e sua mente. Iniquidade tem haver com as obras distorcidas e secretas de seu homem interior. A palavra “iniquidade” significa “curvatura”; refere-se a alguma coisa que foi curvada ou distorcida. Davi estava dizendo: “Eu não só transgredi a tua lei explicita. Eu também, em meu coração, fui hipócrita, errante. Meus pensamentos foram impuros, e meus propósitos, vergonhosos. Onde eu deveria ter sido sincero e puro, fui desonesto e perverso. No mais íntimo de meu ser, fervilham coisas vis que amam viver e se desenvolver nas trevas profundas. Sou um homem perverso e trapaceiro”. Davi não era apenas um rebelde; era também um perverso, um enganador. Ele maquinou o mau. Ele foi maquiavélico. Ele tramou o mau. Esta é a sua iniquidade2.


3) PECADO


A palavra “pecado3” significa apenas “errar o alvo”, quando alguém está atirando em um objeto. Significa ficar aquém do objetivo que alguém estava almejando. Você percebeu como entendimento de Davi a respeito de si mesmo se aprofundou? Ele começou com seu pecado visível, que todos contemplaram. Em seguida, ele passou para as obras distorcidas e secretas de seu homem interior. Mas agora esquadrinha muito mais profundamente e nos diz que, mesmo quando não havia qualquer transgressão, quando ele pensava que estava livre da iniquidade, ele ainda ficava aquém do alvo. Ele falhou. Ele não alcançou o padrão de Deus para a sua vida.


Davi foi um homem que começou pedindo perdão por aquilo que ele era em seu pior estado, mas, antes de terminar, pediu perdão por aquilo que ele era no seu melhor estado.


Conclusão


O que são os nossos erros?


1) Os nossos erros são um monte de débitos registrados contra seu nome e dos quais o pagamento será exigido, por isso precisam ser apagados – cancelados = transgressões;






2) Os nossos erros são sujeiras arraigadas que contamina tudo que você é, e por isso precisa ser lavadas. - iniquidades;






3) Os nossos erros são doenças horríveis, repugnantes, são enfermidades que precisam ser purificadas - pecados.


Nota de Rodapé


1“Minhas transgressões”. Esta é a palavra mais forte. Ela significa “libertar-se” ou “apartar-se” de Deus. Foi utilizada, por exemplo, para referir-se a uma rebelião contra um superior. Em 1 Reis 12:19, lemos: “Assim, Israel se mantém rebelado contra a casa de Davi, até ao dia de hoje”. Aqui aparece a mesma palavra – “Israel transgrediu contra a casa de Davi”. Davi era o senhor e o governador deles; mas os israelitas libertaram-se da autoridade de Davi. Esta palavra é utilizada algumas vezes no ambiente, doméstico. Deus falou sobre o Israel desobediente: “Criei filhos e os engrandeci, mas eles estão revoltados (transgrediram) contra mim” (Is 1:2). Podemos imaginar a figura de um adolescente empurrando pra o lado os braços amáveis com os quais o pai tentando envolvê-lo.


2- Não é verdade que existe em seu íntimo muitas coisas más e enganosas? Às vezes, você não é invejoso? Ou sente ira e raiva pecaminosa? Em algumas ocasiões, você não é egoísta e enganador? Não existe uma diferença entre aquilo que o mundo vê e a pessoa que você realmente é? Isto é iniquidade.


3“Meu pecado”. Suponhamos, por um momento, aquilo que é impossível: Alguém que, tendo uma boa consciência, lavasse as suas mãos e dissesse: “Eu não tenho nenhum pecado em minha vida passada ou presente. Nunca quebrei conscientemente um dos mandamentos de Deus. Além disso, meu coração é puro, e minha mente, limpa. Não existe um pensamento ou uma emoção dos quais eu me envergonho no menor grau.” Suponha a fantástica possibilidade de que tal ser humano já existiu. Mesmo que tudo isso fosse verdadeiro, ainda haveria o pecado – o ficar aquém do alvo. “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento” (Mt 22:37). Você fez isso hoje? É claro que não. Então, você é um pecador; não atingiu o padrão de Deus. No melhor de nós mesmos, em nosso estado mais elevado, ficamos aquém; todos nós ainda pecamos.

Um comentário:

  1. Amei,muito bem explicado....Deus continue abençoando a vida de cada um de nos...

    ResponderExcluir